Dicas de Plantio
Obtenha pastos de alta qualidade e lucratividade seguindo corretamente nossas dicas.
1º Passo: ESCOLHA DA SEMENTE
Sementes são seres vivos, portanto devemos ter cuidados especiais no transporte, no manuseio e na armazenagem para manter a qualidade garantida. O produtor deve escolher sementes de boa qualidade e sempre comprá-las de empresas idôneas. O ideal é realizar um teste em canteiro antes de iniciar o plantio.
2º Passo: ANÁLISE E PREPARO DO SOLO
Realizar uma coleta de amostras do solo para análise. Com os resultados, buscar as orientações de um Engenheiro Agrônomo especializado que deverá fazer as recomendações de calagem e adubação para o tipo de capim escolhido, para o plantio. Muita atenção na hora de fazer a análise de solo, essa etapa irá determinar as condições reais da sua terra e é fundamental para o sucesso do plantio.
3º Passo: PLANTIO DE SEMENTES CONVENCIONAIS
Plantio de sementes utilizando semeadora mecânica ou plantio manual, requerem cuidados no manejo para incorporação das sementes junto ao solo. Semeadura manual a lanço e plantio utilizando plantadeira vincom (espalhador de calcário): neste tipo de plantio, muito usado em áreas com alto declive e de difícil acesso, é extremamente necessário a passagem de um rolo leve de compactação ou qualquer outra forma, galhadas ou troncos mais finos arrastados por tratores ou animais, para incorporar as sementes de 1 a 2 centímetros de profundidade no máximo. Este plantio é de alto risco e recomenda-se jogar 50% a mais do peso de sementes. Semeadura em plantadeiras de linhas ou em sulcos: No caso de plantio em linhas ou em covas, o espaçamento entre elas devem ser de 10 a 15cm no máximo. A regulagem correta do equipamento de semeadura, proporcionará a distribuição desejada do produto, garantindo uma formação uniforme. Ela distribui e cobre as sementes em uma só operação. Seja qual for o método escolhido, o plantio deve possibilitar a distribuição uniforme por toda área a ser formada.
4º Passo: PLANTIO DE SEMENTES INCRUSTADAS
Recomenda-se a incorporação imediata das sementes junto ao solo, logo após a semeadura. Sementes incrustadas precisam de ser incorporadas com 1 a 2 centímetros de profundidade no máximo, pois as mesmas precisam de mais umidade para germinar.
Ao utilizar plantadeira vincom (espalhador de calcário), deve-se retirar o batedor (homogeneizador), pois este acabará danificando as sementes e as mesmas não cairão do jeito que deveriam no distribuidor. Semente incrustada é ideal para plantios aéreos, ou feitos com plantadeiras de linha e matracas, pois é uma semente de alta pureza.
5º Passo: CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS
Após a germinação das sementes, realizar o controle químico e evitar que as plantas invasoras se estabeleçam. Com uso de herbicidas de pastagens, que inibem o crescimento ou matam as plantas daninhas, para uma melhor formação e rápido estabelecimento da forrageira.
CAUSAS FREQUENTES DE INSUCESSO NO PLANTIO DE SEMENTES DE CAPINS
- Plantio com número de sementes abaixo do recomendado;
- Maquinários desregulados ou impróprios para operação escolhida;
- Plantio sem a incorporação das sementes;
- Uso de fertilizantes à base de Nitrogênio e Potássio, misturados com as sementes, causam sua morte por queimá-las. Fertilizantes à base de fósforo, como superfosfato simples granulado, podem ser misturados. Esta operação somente deve ser feita na hora da aplicação, pois os adubos queimam as sementes, tornando-as inviáveis para a germinação;
- Profundidade excessiva das sementes, o broto do capim não tem força para chegar até a superfície do solo e acaba morrendo antes de nascer.
ARMAZENAMENTO
Mantenha as Sementes Daterra em embalagem original, em lugar seco e ventilado, em cima de paletes ou estrados de madeira, livre de umidade e afastado das paredes.